Macaíba

"Macaíba terra amada/ Histórica é uma beleza/ Filhos ilustres aqui brotam/ Manancial de nobreza/ Desde a sua fundação/ Desse solo, desse chão/ Tidos como realeza."

Total de visualizações de página

quarta-feira, 1 de junho de 2016

Hailton Mangabeira lança cordel de nº 127



O mais novo cordel de Hailton Mangabeira, de nº 127, que tem como mote: As bandeiras da paz de Djalma Maranhão. A obra vem emoldurada pela belíssima xilogravura do nobre artista da cepa macaibense, o professor, xilógrafo e pesquisador Sebastião Palhares de Freitas.
A faz parte da proposta de estudo e pesquisa desenvolvida na Escola Municipal Auta de Souza. A publicação do novo trabalho de Hailton Mangabeira contou com o imprescindível apoio cultural da CDL – Macaíba, que tem como presidente Giovanne Medeiros e com o Sindcomércio, na pessoa de Luiz Antônio Lacerda. Ambas instituições formam a Casa do Empresário de Macaíba.
Quanto ao homenageado, segundo o historiador Alexandre Albuquerque Maranhão: “Eterno exemplo de homem público. De estilo inovador, foi o único prefeito da cidade de Natal a governar sabendo ouvir e atender às reivindicações da população. Djalma Maranhão já deveria ter sido agraciado e lembrado pelos livros didáticos de história. Político honesto e íntegro cumpriu com zelo, lisura e ética suas funções”.
Djalma Maranhão disse no início da legislatura de 1962, em mensagem encaminhada à Câmara de Vereadores de Natal: 


“Todas as análises socioeconômicas honestas feitas no Brasil de hoje revelam o descomprometimento e o divórcio da superestrutura política e jurídica com a agitada e angustiante realidade social e econômica do país”.

E aí, dá pra fazer uma analogia com os dias de hoje?