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O Boletim UniFreire tem como objetivo compartilhar experiências que têm por referência o legado de Paulo Freire. Dessa forma, pouco a pouco, passo a passo, procura ir entretecendo caminhos e fortalecendo relações entre diferentes grupos espalhados pelo mundo.
O Boletim UniFreire tem como objetivo compartilhar experiências que têm por referência o legado de Paulo Freire. Dessa forma, pouco a pouco, passo a passo, procura ir entretecendo caminhos e fortalecendo relações entre diferentes grupos espalhados pelo mundo.
Nessa perspectiva, compartilhamos
aqui ações realizadas pelos Institutos Paulo Freire do Brasil e de
Portugal, além de socializar a inauguração de mais uma Cátedra Paulo
Freire: a “Cátedra Aberta em Educação Paulo Freire”, em Misiones, na
Argentina.
Fazem parte desta edição importantes
ações desenvolvidas na América Latina, entre elas o Encontro Brasil-
Cuba que construiu e fortaleceu relações entre educadores/as dos dois
países, o Encontro Freiriano realizado no Perú e o III Seminário Paulo
Freire que aconteceu em Macaíba, no Rio Grande do Norte.
Muito nos alegrou receber notícias sobre a aproximação da comunidade indígena Tapirapé com a metodologia freiriana e sobre a aula pública a respeito de Paulo Freire realizada em uma praça no centro de São Paulo. São experiências que inspiram e iluminam nossa caminhada.
Muito nos alegrou receber notícias sobre a aproximação da comunidade indígena Tapirapé com a metodologia freiriana e sobre a aula pública a respeito de Paulo Freire realizada em uma praça no centro de São Paulo. São experiências que inspiram e iluminam nossa caminhada.
Na seção lançamentos, temos especial
satisfação em compartilhar o Dicionário Paulo Freire lançado
recentemente pelo CEAAL (Conselho de Educação Popular da América Latina e
Caribe). Publicação disponibilizada para download, gratuitamente, nesta
edição.
A seção Memória compartilha, de
maneira muito especial, informações pouco conhecidas sobre a atuação de
Paulo Freire na Nicarágua, fazendo referência à profundidade dos
desdobramentos que houveram a partir de sua passagem por aquele país. Nosso especial agradecimento a Luis
Omar Dominguez Espinoza, ex-combatente da revolução nicaraguense, e
Isabel Georgina Patronis Dominguez, orientadora pedagógica da
Universidad Tecnológica La Salle (ULSA), em León, Nicarágua. Ambos elaboraram um relato cuidadoso, primoroso, encharcado de emoção e verdade.
O fortalecimento de laços a que esta
publicação se propõe só é possível com o envolvimento e a participação
daqueles e daquelas que, comprometidos com as mesmas causas e
princípios, decidem entrelaçar suas histórias e seus caminhos.
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