Macaíba

"Macaíba terra amada/ Histórica é uma beleza/ Filhos ilustres aqui brotam/ Manancial de nobreza/ Desde a sua fundação/ Desse solo, desse chão/ Tidos como realeza."

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sexta-feira, 27 de março de 2015

TV Assembleia entrevista Hailton Mangabeira

Programa Sintonia da TV ASSEMBLEIA que será exibido hoje, às 20h no canal 51.3 (TV Assembleia) pelo site http://www.al.rn.gov.br/portal/tv/home ou pela NET, A TV Assembleia é exibida em canal aberto nas cidades de Pau dos Ferros, Caicó, Nova Cruz, Santa Cruz e Lagoa Nova e pela Cabo Telecom nas cidades de Mossoró, Assú e Currais Novos. O programa será reprisado no dia 28, às 20h e no dia 31, às 14h






sábado, 21 de março de 2015

EJA na tela




Com o propósito de propiciar no âmbito da EJA no município de Macaíba uma metodologia diferenciada, a Secretaria Municipal de Educação, articulará gestores, coordenadores, professores e alunos para produzir, curtas metragens, tendo como protagonistas alunos da EJA. 
Serão realizadas oficinas artísticas, de produção e de audiovisual para os envolvidos no projeto. Cada escola polo produzirá um curta entre cinco e dez minutos e o roteiro será elaborado a partir de cordéis.
As escolas contempladas com o projeto EJA na tela são:  

  • E.M. Pedro Gomes, 
  • E.M. Francisco Genival, 
  • E.M. Waldemar Diógenes Peixoto, 
  • E.M. Manoel Duarte Filho,
  • E.M. Bartolomeu Fagundes.

quinta-feira, 12 de março de 2015

VII Seminário Nacional de Educação e Movimentos Sociais




















Será realizado de 15 a 17 de abril, no Campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, o VII Seminário Nacional de Educação e Movimentos Sociais. É um evento da linha de Educação Popular do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE).

A temática central objetiva rememorar os 50 anos da Educação Popular no Brasil, destacando a memória, os territórios e os seus sujeitos.  As atividades serão desenvolvidas através de conferências, mesas-redondas, grupo de trabalho, roda de conversa e mostra de vídeos, privilegiando debate e trocas de experiências entre segmentos de universidades, ONGs e Movimentos Sociais situados nos espaços locais, regionais e nacional. 

O Seminário visa trazer contribuições para a reflexão sobre os Movimentos Sociais e a Educação Popular em diferentes contextos históricos e culturais de sociabilidade do conhecimento no âmbito acadêmico e das práticas sociais populares. As diversas temáticas articularão questões relativas às territorialidades dos sujeitos envolvidos com a Educação Popular, tratando a dimensão educativa em espaços escolares e não escolares, assim como na saúde coletiva, nas práticas educativas do campo e da cidade, nas vivências de democracia participativa, nos movimentos de cultura popular, na economia solidária, na Educação de Jovens e Adultos, entre outras experiências e espaços sociais.

Grupos Temáticos
 1)    Tema: Educação Popular e Escola Pública.
Coordenação: Orlandil de Lima Moreira - UFPB

2)    Tema: Educação Popular, Educação do Campo, Territórios e Saberes.
Coordenação: Iranete de Araújo Meira - UFPB / Monalisa Porto Araújo - IFRN

3)    Tema: Educação Popular e Movimentos Sociais.
Coordenação: Jaime José Zitkoski - UFRS / Gisânia Carla de Lima - UEPB / Ana Célia Silva Menezes -UFPB/RESAB

4)    Tema: Educação Popular, Direitos Humanos e Diversidade.
Coordenação: Maria Nazaré Zenaide - UFPB/PPGDH / Adelaide Alves Dias - UFPB/PPGDH

5)    Tema: Educação Popular, Sujeitos e Diversidade na EJA.
Coordenação: Quézia VilaFlor Furtado - UFPB / Fabíola Andrade Pereira - UFTO / Helen Halinne Rodrigues de Lucena – PMJP

6)    Tema: Educação Popular, EJA e Formação de Professores.
Coordenação: Eduardo Jorge - UFPB / Verônica Pessoa - UEPB

7)     Tema: Educação Popular e Direitos das Crianças e dos Adolescentes.
Coordenação: Germana Menezes - UEPB / Marcelo Saturnino da Silva - UEPB / Ana Raquel
França - UFPB

8)    Tema: Educação Popular e Educação do Campo.
Coordenação: Severino Bezerra da Silva - UFPB / Israel Soares de Sousa - UFPB/SEEPB

9)    Tema: Educação Popular e Pedagogia Social.
Coordenação: Alexandre Magno Tavares da Silva - UFPB / Roberto da Silva- USP

10)  Tema: Educação Popular e Saúde.
Coordenação: Pedro Cruz- UFPB

11)  Tema: Educação Popular e Economia Solidária.
Coordenação: Maurício Sardá Farias - UFPB

12)  Tema: Educação Popular, EJAe os Desafios da Educação Profissional.
Coordenação: Zoraida Arruda - IFPB / Ana Lúcia - IFPB

13)  Tema: Educação Popular e Educação para a Agroecologia.
Coordenação: Alexandre Eduardo de Araújo - DAP/CCHSA/Bananeiras / Andrea Alice da Cunha – UFRPE.

Mais informações sobre o evento e sobre inscrições acesse o endereço: http://viisems.wix.com/viisems (link is external).
Fonte: Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria

quinta-feira, 5 de março de 2015

Concurso de Experiências Inovadoras – Prêmio Paulo Freire

 Buenos Aires, 10, 11 e 12 de março de 2015

O objetivo do Seminário é levantar propostas que contribuam para a construção de políticas regionais para o desenvolvimento docente por meio do intercâmbio entre gestores e acadêmicos da Argentina, do Brasil, do Paraguai e do Uruguai.

Concurso de Experiências Inovadoras – Prêmio Paulo Freire

SEGUNDA EDIÇÃO
O Programa de Apoio ao Setor Educacional do MERCOSUL promove o intercâmbio de experiências e práticas educacionais transformadoras na formação docente da Argentina, do Brasil, do Paraguai e do Uruguai, por meio do Concurso de Experiências Inovadoras na Formação Docente.
A convocatória para apresentar experiências nesta segunda edição estará aberta até 15 março de 2015.
Estão convidados docentes, diretores, instituições educacionais e/ou equipes interinstitucionais dos países membro deste bloco regional, para documentar e fazer parte do Banco de Experiências, que tem como foco o intercâmbio e o aperfeiçoamento das práticas de Formação e Desenvolvimento Profissional Docente.
O objetivo é compartilhar as experiências realizadas e estabelecer ações comuns para ampliar o direito à educação e à integração regional.
Nesta segunda edição convidamos para documentar e enviar experiências inovadoras relacionadas com as seguintes temáticas:
• Práticas inovadoras no percurso da prática profissional ou no âmbito da formação inicial docente.
• Práticas inovadoras de educação para a diversidade.
Poderão participar:
Professores responsáveis por cursos de formação inicial e continuada,
Equipes institucionais ou interinstitucionais,
Diretores de instituições de formação docente,
Funcionários responsáveis pela gestão de políticas de inovação na formação docente.
Requisitos para a inscrição:
  • Ter desenvolvido as experiências entre os anos de 2010 e 2013 ou estar atualmente em desenvolvimento há, pelo menos, um ano.
  • Estar devidamente documentada com material empírico e depoimentos diretos.
  • Contar com resultados identificáveis por parte dos seus responsáveis e seus destinatários.
  • Ser apoiada pela instituição que desenvolveu o projeto e/ou a/s instituição/ões destinatária/s.
Todas as experiências avaliadas positivamente pelo júri serão publicadas e formarão o Banco de Experiências do PASEM. Dez experiências serão destacadas com o Prêmio Paulo Freire e participarão de um seminário regional.
O júri será formado por renomados especialistas dos quatro países.
PASEM considera a inovação como “Transformações precisas às quais, no campo da educação e da formação, concebem e põem em marcha dispositivos novos ou específicos e, simultaneamente, os analisam e os avaliam” (IV Bienal de Educação e formação. Paris 1998). Trata-se de um conjunto de práticas que não só procuram novos percursos formativos, mas também, incluem práticas de documentação e sistematização nas quais envolve o coletivo responsável da inovação.

Resultados da PRIMEIRA EDIÇÃO
Na Primeira Edição do Concurso de Experiências Inovadoras na Formação Docente do PASEM, que aconteceu no período de agosto de 2013 á janeiro de 2014, foram registradas um total de 237 experiências, entre as quais 115 completaram a documentação.
As onze experiências que foram condecoradas com o Prêmio “Paulo Freire” participaram do seminário regional e a instituição premiada recebeu apoio econômico para a atualização da sua biblioteca e aquisição de equipamento didático e pedagógico.
As categorias selecionadas para documentação/inscrição foram:
• Acompanhamento de novos docentes;
• Alfabetização
• Ensino de Ciências.
• Impacto das Tecnologias nos diferentes aspectos vinculados ao ensino e a aprendizagem.
A seleção das experiências destacadas foi baseada na pontuação final, obtida na avaliação feita pelos especialistas, sendo garantida a presença de todos os países e categorias na seleção final.
Experiências destacadas PRIMEIRA EDIÇÃO
Participaram documentando e enviando suas experiências professores responsáveis por cursos de formação inicial e/ou contínua; equipes institucionais ou interinstitucionais; diretores de instituições de formação docente e gestores que atuam no âmbito da formação docente, gerando políticas que promovem a inovação na formação, ou quaisquer destas combinações.



Sobre a avaliação das experiências da PRIMEIRA EDIÇÃO
Para a avaliação, foi formado um júri com 25 membros pertencentes aos os países participantes. Cada experiência documentada/enviada foi avaliada por dois especialistas na categoria correspondente. O critério de designação de cada experiência para o júri foi o seguinte: um avaliador do país da experiência e outro avaliador de algum dos outros três países participantes. A pontuação final de cada experiência documentada/enviada foi obtida a partir da média das pontuações dadas por cada avaliador.



Destacamos a participação de renomados especialistas vinculados ao desenvolvimento profissional docente e as temáticas escolhidas.
Agradecemos a todos os que documentaram suas experiências, permitindo dessa forma ampliar o direito à educação e à integração regional.

Mais informações: http://www.pasem.org/pt/concurso/