Macaíba

"Macaíba terra amada/ Histórica é uma beleza/ Filhos ilustres aqui brotam/ Manancial de nobreza/ Desde a sua fundação/ Desse solo, desse chão/ Tidos como realeza."

Total de visualizações de página

domingo, 16 de novembro de 2014

“A cultura é economia emergente e fortíssima”

A ensaísta, escritora, editora, crítica literária e pesquisadora brasileira Heloísa Buarque de Hollanda esteve em Natal na última quinta-feira, participando do evento Conexão Brasil, promovido pelo Projeto Conexão Felipe Camarão.  Numa Roda de Prosa que contou com participação também do  dramaturgo Amir Haddad,  Heloísa debateu a relação entre cultura e desenvolvimento, particularmente no que se refere a poesia, relações de gênero e étnicas, culturas marginalizadas e cultura digital.


Foto: Alex Régis
 Heloísa Buarque de Hollanda - Escritora

Nos últimos anos, vem se dedicando à cultura produzida nas periferias das grandes cidades e analisando o impacto das novas tecnologias digitais e da internet na produção e no consumo da cultura.  Depois de participar de uma ciranda comandada pela grande cirandeira Lia de Itamaracá, ela conversou um pouco com a reportagem sobre os temas  abordados. Confira:

Nos últimos anos a cultura produzida na periferia das grandes cidades vem se tornando referência. Qual a sua opinião sobre isso?
Eu acho que essa é a grande tendência do século XXI. Eu tenho um programa inteiro na Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ dedicado a duas linhas: uma delas é a cultura da periferia e a outra a cultura digital. A gente tenta fazer esse cruzamento e é exatamente o que está propondo Conexão Felipe Camarão, aqui em Natal.

Como se dá a intervenção desses pontos de cultura e ONG’s?
Eles são irradiadores. A gente identifica muito bem o grau multiplicador desses pontos de cultura. Até na Argentina tem trabalhos parecidos sendo realizados. Além de se multiplicarem, são multiplicadores e é isso que eu acho mais importante.

Qual o impacto das novas tecnologias digitais e da internet na produção e no consumo dessa cultura?
Não posso falar muita coisa sobre mídias, mas tenho uma opinião e dou um exemplo: Acho que o livro está se democratizando muito com a invenção do ibook, que se torna mais barato e o livro didático tem outro formato, que não se estraga, além de conseguir divulgar a informação com muito mais rapidez.  No campo da criação é sensacional. Aliás, eu estou fazendo um projeto chamado “Poesia”, que é um projeto que eu pedi a dez poetas que eu mais gosto, como Ferreira Goulart, Alice Sant’Anna, Antônio Cícero, entre outros, para fazerem experiências radicais com a expressividade da palavra. Eles estão fazendo em edição sonora, visualizações, animação, tá ficando uma beleza. Isso será um aplicativo, aplicativo literário.

Com você avalia nisso tudo a relação entre a cultura e o desenvolvimento humano?
A cultura é uma economia emergente, fortíssima, e ela é um fator de inclusão social muito importante.  Ela gera emprego e isso é fundamental. A cultura nunca teve essa característica de ser economia importante. Então agora a gente tem duas razões fundamentais para divulgar a cultura: uma porque é um vetor transformador e a outra porque é um gerador de renda. 

Fonte: Tribuna do Norte