Macaíba

"Macaíba terra amada/ Histórica é uma beleza/ Filhos ilustres aqui brotam/ Manancial de nobreza/ Desde a sua fundação/ Desse solo, desse chão/ Tidos como realeza."

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quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Moacir Gadotti lança livro e Macaíba tem destaque especial

Alfabetizar e conscientizar: Paulo Freire, 50 anos de Angicos é o novo livro do Presidente de Honra do instituto Paulo Freire, o renomado professor Moacir Gadotti. Macaíba ganha destaque especial na obra, fruto do belo trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, em especial, o Seminário Paulo Freire realizado por duas vezes (2013/2014) e já previsto para o próximo ano. O cordelista Hailton Mangabeira também figura na referida obra, onde encontraremos, na íntegra, seu cordel: Angicos 40 horas, 50 anos depois, lançado ano passado durante as comemorações do Cinquentenário do projeto de alfabetização desenvolvido por Paulo Freire, que ficou conhecido internacionalmente como "As quarenta horas de Angicos". É uma alegria imensurável para todos nós Macaíba figurar no novo livro de Moacir Gadotti.

 



 Moacir Gadotti é Livre docente na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, 1986) e doutor em Ciências da Educação na Universidade de Genebra (Suiça, 1977). Mestre em Filosofia da Educação na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP, 1973). Licenciado em Pedagogia (1967) e em Filosofia (1971).

Professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Foi professor de História e Filosofia da Educação em cursos de graduação e pós-graduação em Educação e Filosofia de diversas instituições, entre elas a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, a Universidade Estadual de Campinas e a Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
Foi assessor técnico da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (1983-1984) e Chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de São Paulo (1989-1990), na gestão de Paulo Freire. Atualmente é presidente de Honra do Instituto. Possui um grande número de publicações em que desenvolve uma proposta educacional cujos eixos são a formação crítica do educador e a construção da Escola Cidadã, numa perspectiva dialética integradora da educação e orientada pelo paradigma da planetariedade.