Macaíba

"Macaíba terra amada/ Histórica é uma beleza/ Filhos ilustres aqui brotam/ Manancial de nobreza/ Desde a sua fundação/ Desse solo, desse chão/ Tidos como realeza."

Total de visualizações de página

domingo, 17 de novembro de 2013

Macaíba: Mensagem de encerramento do Projeto Formação de Leitores realizado no Centro de Educação Rural Alfredo Mesquita Filho




MARIA NILBANEIDE PEREIRA PALHARES
IVONEIDE MARIA DA SILVA
 
O SONHO TORNOU-SE REALIDADE...

Apropriando-nos da sabedoria de Leonardo Boff, podemos afirmar que a realização deste sonho se deu através de um permanente diálogo entre as pessoas e a realidade que as cerca, tendo em vista uma transformação nessa constante dialética da vida, onde uns aprendem com os outros, uns ensinam aos outros e se fazem parceiros na construção da história. Dentro desse espírito coletivo, apesar das dificuldades, conseguimos avançar e crescer em sabedoria e conhecimentos.

Seríamos seres extremamente ingratos se não dedicássemos esse momento para agradecer todo esse avanço já mencionado, pois apesar dos entraves e das inúmeras pedras no meio do caminho, comuns a praticamente todas as escolas públicas brasileiras, crescemos, aprendemos e nos transformamos em pessoas melhores.

Agradecemos primeiramente a DEUS que nos criou, nos dotando dessa capacidade de discernimento, de construtores de nossa própria história. A Deus devemos o dom de termos nos tornado o que somos hoje, educadores por convicção.

Agradecemos também aos colegas educadores e demais servidores desta instituição, que direta ou indiretamente contribuíram para a realização desse trabalho. Sem essa parceria nosso projeto não teria se concretizado.

Queremos registrar um agradecimento especial aos ilustres macaibenses Anderson Tavares, Hailton Mangabeira, Sebastião Palhares, Osair Vasconcelos e Valério Mesquita, que nos deram a oportunidade e o privilégio de apresentar aos nossos educandos, razão maior de nossa prática pedagógica, um acervo vivo de intelectuais, filhos ilustres de Macaíba, que aqui testemunharam seu amor e sua relação de respeito pela terra onde nasceram.

Queremos destacar a participação de Osair Vasconcelos, que com sabedoria e humildade, encorajou nossos estudantes a traçar seus próprios caminhos, a buscar seu crescimento enquanto pessoas, a ocuparem, num futuro próximo, um lugar de destaque na vida e na profissão que escolherem. Osair afirmou que cada geração vive o seu próprio tempo e que este é o tempo deles (estudantes), tempo este que certamente lembrarão com saudade quando estiveram na fase da maturidade.
   
Finalizando, não podemos deixar de agradecer também aos que, por razões diversas  não tiveram a oportunidade de vivenciar este momento tão ímpar na história dessa instituição escolar, CERU. As barreiras, os entraves, as pedras no meio do caminho são comuns, cabe a nós a coragem e a convicção de que podemos e devemos transformar a realidade, por mais adversa que esta possa parecer.
   
Aos nossos alunos teremos sempre à disposição necessária para realizar outros eventos como este, para despertar o potencial intelectual que existe em cada um de vocês, apesar de serem alunos de uma escola pública localizada na zona rural de Macaíba.

FONTE: Senadinho Macaíba