Macaíba

"Macaíba terra amada/ Histórica é uma beleza/ Filhos ilustres aqui brotam/ Manancial de nobreza/ Desde a sua fundação/ Desse solo, desse chão/ Tidos como realeza."

Total de visualizações de página

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Luiz Lacerda é o mote do novo cordel de Hailton Mangabeira

O novo cordel de Hailton Mangabeira, de nº 115, é uma homenagem ao grande e notável macaibense Luiz Antônio Lacerda, que preside o Sindicato do Comercio Varejista de Macaiba e é Vice-Presidente da FECOMÉRCIO-RN. O cordel relata a trajetória de Luiz Lacerda desde a infância até os dias atuais.
A arte da capa é um trabalho conjunto do chargista e professor Rômulo Estânrley e do xilógrafo, pesquisador e professor Sebastião Palhares. Várias xilogravuras de Sebastião Palhares foram feitas a partir de artes elaboradas por Rômulo Estânrley que, reconhecidamente, é destaque no Rio Grande do Norte com as suas belas e humoradas charges.

Sebastião Palhares, Rômulo Estânrley e Hailton Mangabeira
SEBASTIÃO PALHARES DE FREITAS

Sebastião Palhares, nascido no dia 25 de outubro de 1958 em Macaíba/RN. Filho de Albino de Freitas e de Maria de Lourdes Palhares de Freitas. É Graduado em Estudos Sociais e Geografia pela UFRN. Professor de Geografia da Rede Estadual do RN e da Rede municipal em Macaíba. Tem se destacado na história macaibense tanto como professor, artista plástico, pesquisador e colecionador de Literatura de Cordel. As xilogravuras de Sebastião Palhares estão nas capas de cordéis de vários cordelistas, como: Xexéu, Paulo Varela, Bob Motta, Hailton Mangabeira. Boquinha de mel, Manoel Silva, Braga Santos, dentre outros.

RÔMULO ESTÂNRLEY SOUZA DE MEDEIROS

É natural de Acari/RN, mas reside em Macaíba há 37 anos. Iniciou seu trabalho na imprensa macaibense com o Informativo Audácia (1996-1998), que a princípio noticiava matérias comunitárias do Conjunto Alfredo Mesquita Filho. Em junho de 1997, iniciou sua vida profissional como correspondente do jornal semanário O Grande Natal (1994-2004), do jornalista Paulo Tarcísio Cavalcanti. Em fevereiro de 2005 passou a trabalhar como colunista no Jornal Potiguar Notícias, de José Pinto Júnior. Além de repórter, acumula as funções de chargista no mesmo periódico, desde julho de 2007, em que já publicou mais de 400 trabalhos. Ao lado do sociólogo João César Mafra de Macedo e da bióloga Alcina Maria Bezerra Cabral, participou do polêmico informativo satírico Folhetim, de 2003 a 2006. É formado em Pedagogia (UVA) e Artes Visuais (UFRN) e leciona a disciplina Artes na Escola Municipal Auta de Souza.