Macaíba

"Macaíba terra amada/ Histórica é uma beleza/ Filhos ilustres aqui brotam/ Manancial de nobreza/ Desde a sua fundação/ Desse solo, desse chão/ Tidos como realeza."

Total de visualizações de página

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Marciano Medeiros lança cordel sobre trajetória poética de Ronaldo Cunha Lima

Marciano Medeiros e a vereadora Raissa Lacerda


O poeta potiguar Marciano Medeiros lançou em 27 de agosto de 2013 no Centro Cultural Lourdes Ramalho, em Campina Grande (PB), um cordel sobre a vida poética e política de Ronaldo Cunha Lima, num evento organizado  pelo professor Pedro Hamilton e sua esposa Zélia, além do advogado Dyandro Pinheiro e sua esposa Mônica Pinheiro. Durante o lançamento Medeiros disse que batalhou muito e conseguiu apoio para imprimir dois mil exemplares. “Os patrocinadores do projeto cultural são: Diógenes da Cunha Lima, Raimundo Glauco de Vasconcelos e Evilazio Crisanto de Morais”, falou o potiguar durante o lançamento.
Marciano foi entrevistado na TV Itararé pelo jornalista Paulo Roberto e na 98 FM por Carlos Souza. O evento contou com a presença de diversos poetas e amigos, entre eles Rui Vieira, Valda Moura, professor Andrade, a ex-vereadora Maria Barbosa, poeta Washington Farias, professora Alba Lúcia, entre outros admiradores da poesia de Ronaldo Cunha Lima.
Após a passagem por Campina Grande, o poeta seguiu a João Pessoa, para divulgar sua nova obra na capital da Paraíba. Chegando a referida cidade o autor foi bem recebido na Assembleia Legislativa, onde teve acesso aos gabinetes dos deputados estaduais para expor seu trabalho. Vários parlamentares paraibanos prestigiaram o romance de cordel intitulado: A Trajetória Poética de Ronaldo Cunha Lima. O cordelista em seguida foi entrevistado por Eri Alves, num programa da TV Assembleia.
Na Câmara Municipal Marciano Medeiros também conseguiu oportunidade para mostrar sua homenagem ao poeta Ronaldo Cunha Lima, através da vereadora Raissa Lacerda, que conduziu os cordéis ao plenário e registrou a presença do autor na capital do Estado. Vários parlamentares compraram a mencionada obra. Marciano disse que conseguiu mostrar muitos momentos importantes da vida de Ronaldo Cunha Lima, desde seu nascimento ocorrido em Guarabira no ano de 1936, até sua morte física acontecida em 2102.
Finalizando sua caminhada em João Pessoa, o escritor teve chance de participar do programa “Cantos e Contos”, apresentado pelos Nonatos. Marciano Medeiros disse que agradece a quatro nomes que o ajudaram a permanecer em João Pessoa por três dias: a professora Fátima Ribeiro, Severino Celestino, Merlânio Maia e Celso Soares, o produtor cultural do programa “Cantos e Contos”. Finalizando a entrevista, Marciano disse que está com novidades, em breve divulgará a biografia de Luís da Câmara Cascudo. O autor é natural de Santo Antônio/RN, sua família pertence à cidade de Serra de São Bento, um município potiguar que fica na divisa com a Paraíba.