Macaíba

"Macaíba terra amada/ Histórica é uma beleza/ Filhos ilustres aqui brotam/ Manancial de nobreza/ Desde a sua fundação/ Desse solo, desse chão/ Tidos como realeza."

Total de visualizações de página

sábado, 2 de março de 2013

Seminário Internacional Paulo Freire idealizado por Hailton Mangabeira foi sucesso!

Seminário Internacional Paulo Freire idealizado por Hailton Mangabeira foi sucesso! Idealizado por Hailton Mangabeira e elaborado juntamente com Inez Helena, da UFF - Universidade Federal Fluminense, o seminário foi sucesso de crítica e público. Várias instituições participaram como parceiras: PALAVRAMUNDO, SINTE/RN, SINTE/RN - Núcleo São Gonçalo do Amarante, FECOMÉRCIO/RN, Editora Paulinas, Secretaria Municipal de Educação de Natal, IFRN - Campus Cidade Alta, Mandato Fátima Bezerra, Mandato Fernando Mineiro, 2E Publicidade, CENPAF, Mandato Hugo Manso.
Palestrantes de Cuba, Argentina e Portugal, juntamente com palestrantes nacionais, oriundos de vários estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e do Rio Grande do Norte debateram sobre os 50 anos do projeto pioneiro desenvolvido por Paulo Freire em Angicos/RN.
Além do seminário, houve 08 minicursos voltados para a pedagogia freireana, inclusive um de dança, ministrado pela doutoranda Adriana Barcellos, da UNICAMP, que fez uma interação com o grupo de Bambelô do mestre Sérvulo Teixeira.
Também houve uma programação cultural, com cordel, com Hailton Mangabeira, Boi de reis, com a Cia. Interart de Teatro de Lagoa do Sítio I, Macaíba e do Bambelô, do mestre Sérvulo Teixeira, de São Gonçalo do Amarante.
O encerramento teve a presença da Dep. Federal Fátima Bezerra, do Dep. Estadual Fernando Mineiro e de Dr. Marcos Guerra, momento marcante e de grande emoção para todos os presentes. Marcos Guerra que, em 1963, foi escolhido por Paulo Freire para coordenar os universitários para atuarem no programa de alfabetização em Angicos.
No dia 23/02, visitamos Angicos, com todos os palestrantes, na UFERSA, participamos duma solenidade organizada pelo Profº Éder Jofre e a Profª Rita, onde encontramos vários ex-alunos de Paulo Freire que participaram do programa de alfabetização em 1963.
Na volta para Natal, passamos pelo Monumento aos Mártires de Uruaçú, em São Gonçalo do Amarante, onde fomos recepcionados por Marta Helena e Eliane.