Macaíba

"Macaíba terra amada/ Histórica é uma beleza/ Filhos ilustres aqui brotam/ Manancial de nobreza/ Desde a sua fundação/ Desse solo, desse chão/ Tidos como realeza."

Total de visualizações de página

domingo, 21 de agosto de 2011

Lançamento da Caravana do Cordel


No mês de agosto, o IFRN Campus Cidade Alta será palco do lançamento oficial da Caravana Casa do Cordel, projeto itinerante que sairá pelos munícipios do Rio Grande do Norte apresentando diversas expressões da cultura popular da região. A volante do cordel é quem comanda a programação, que contará com palestras, lançamentos de livros e cds, oficinas de xilogravura e cordel, teatro de João Redondo, sarau poético e apresentações culturais.

A cultura popular do RN é muito rica, mas vem perdendo sua identidade e memória em detrimento de outras formas de expressão, bastante incentivadas pela mídia, que tem uma grande influência no público consumidor da cultura de massa.

Preocupado em resgatar uma parte importante de nossa história cultural e motivado pela carência da oferta de lazer e entretenimento aos municípios do Estado, este projeto propõe resgatar, fomentar e divulgar a arte da literatura de cordel, da xilogravura e outras tradições da cultura popular, no intuito de reacender o interesse pela riqueza e memória cultural do Rio Grande do Norte.

Partindo da premissa que “a arte nasce do povo”, nasce o desejo de interagir culturalmente com o próprio povo através dessas manifestações, para que haja sempre na expressão popular, o sentimento da arte de um modo geral e, ao mesmo tempo, mantenha viva a cultura do povo em seu cotidiano, contribuindo para ampliar os conhecimentos intelectuais, cooperando para o processo da redescoberta da arte, da cultura e da cidadania e manifestar a inclusão cultural.

Neste sentido, é preciso despertar o interesse pelas manifestações culturais locais, divulgando-as como oportunidade de fortalecimento da identidade comunitária e da valorização de suas raízes.

O lançamento do projeto Casa do Cordel em Caravana acontece na sexta-feira, 26 de agosto, com extensa programação aberta ao público das 9h às 22h, no IFRN Cidade Alta, Av. Rio Branco, 743.

PROGRAMAÇÃO

9h – Abertura

*Feira de cordéis e artesanato e chegada do grupo Folia de Rua.

*Lançamento do livro Histórias e memórias de um potiguar, de Malaquias José de Farias.

10h – Palestra

*A importância da cultura popular na educação, com Mery Medeiros, Drº Arnildo Albuquerque e Gutenberg Costa.

11h – Homenagem e intervenção

*Homenagem ao poeta Zé Saldanha.

*Intervenção poética com Manoel Cavalcante, Juarez Araújo, Emanoel, Rosa Regis, Hegos, Conceição Gama e Sírlia Lima.

14h – Oficinas

*Xilogravura, com Erick Lima.

*Cordel, com Manoel Azevedo e Abaeté.

17h – Teatro e poesia astral

*Teatro de João Redondo, com Genildo Mateus.

*Astrologia poética, com Malaquias José de Farias.

18h – Cerimonial

*Abertura do lançamento do projeto: Com Abaeté, José do Egito, Antônio Lima, Drº Arnildo Albuquerque, Mery Medeiros e representante do IFRN.

19h – Música e poesia

*Lançamento do CD Saudade da minha terra de Tonha Mota.

*Sarau poético com os poetas Ivan do cordel, Juarez Araujo, Neto Braga, Hailton Mangabeira, Zé Acaci e Antônio Francisco.

20h – Encerramento

*Zé Martins e Banda Fibra de Coco.