Macaíba

"Macaíba terra amada/ Histórica é uma beleza/ Filhos ilustres aqui brotam/ Manancial de nobreza/ Desde a sua fundação/ Desse solo, desse chão/ Tidos como realeza."

Total de visualizações de página

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Troféu Cultura acontece em Natal na próxima semana

Homenageando personalidades, artistas e instituições culturais desde 2003, o Troféu Cultura, idealizado pelo jornalista Toinho Silveira, surgiu com o objetivo de valorizar e dar visibilidade ao protagonismo cultural do Rio Grande do Norte, além de estimular e aprimorar o intercâmbio entre os agentes, artistas, produtores e pesquisadores dos mais variados setores artísticos e culturais do estado. Em sua 8ª edição, o Troféu Cultural contará com apoios importantes de entidades que orientam e coordenam a execução da política cultural do RN e da capital potiguar. A cerimônia de premiação será realizada no próximo dia 27, no auditório da Casa da Indústria (Fiern), a partir das 19h30.

Segundo Toinho Silveira, o Troféu Cultura 2011, receberá os nomes dos memoráveis artistas nas suas diversas categorias, a exemplo da romanceira Dona Militana, do comerciante e apoiador cultural, Joaquim Caldas Moreira e o ator e diretor de teatro, Jessiel Figueiredo. "Haverá ainda um troféu em homenagem especial à professora Noilde Ramalho pela sua contribuição na educação no Rio Grande do Norte", acrescentou o colunista social.

O evento, que já é considerado a "noite maior da cultura potiguar", conta com o apoio e incentivo de grandes empresas e entidades diversas. "2011 será memorável. Convidamos sete jornalistas de cultura do nosso estado para estarem julgando grandes personalidades da cultura potiguar", disse Silveira.

A longa trajetória do colunista social Toinho Silveira já soma 35 anos de carreira no jornalismo potiguar, sempre atrelado à promoção cultural. "Antes de fazer colunas sociais trabalhei em projetos que buscavam a preservação cultural do RN. Lá em Mossoró, criei grupos folclóricos e a Galeria de Arte Mossoroense", contou. "Sempre me dividi dentro da enorme diversidade de ramos culturais. Nunca fiz uma coisa só. As pessoas me acham eclético", completou.

No evento, o colunista irá aproveitar a ocasião para celebrar o seu 60º aniversário juntamente com os seus 35 anos de carreira jornalística. O prêmio vai agraciar talentosafinados com a produção da arte e da cultura potiguar. As categorias teatro, música, dança, artes visuais e literatura são apenas algumas das atrações que prometem surpreender o público presente, ao mesmo tempo em que se propõe a divulgar aqueles que, sobremaneira, estimulam e protegem a diversidade cultural e artística do Rio Grande do Norte.

Além de jornalista, Toinho Silveira é também escritor e artista plástico. "Tudo o que aprendi de jornalismo eu agradeço ao finado Dorian Jorge Freire, o jornalista com o melhor texto que já existiu no RN, com um grande trajetória em todo o Brasil", relatou. Toinho já mostrou o seu trabalho em jornais como O Mossoroense, A República, Folha da Manhã e no Diário de Natal. A partir de 1991, o colunista entrou na televisão com um programa na antiga TV Potengi, seguindo para a Tropical e hoje atua na TV Ponta Negra, com o programa Versátil.

Quanto ao sucesso da sua carreira, Toinho não pensa duas vezes. "Sou feliz e realizado. Sei que cheguei aonde sempre quis chegar", disse. Aos 60 anos, ele afirmou que nunca se preocupou com o envelhecimento do corpo, mas sim com o envelhecimento da mente, a qual sempre trabalhou e buscou saber as novas "ondas" que aparecem na atualidade. "Precisamos nos atualizar constantemente sem nunca nos esquecermos da cultura em nós enraizada", acrescentou.

Da Agência Câmara

Fonte: Diário de Natal