Macaíba

"Macaíba terra amada/ Histórica é uma beleza/ Filhos ilustres aqui brotam/ Manancial de nobreza/ Desde a sua fundação/ Desse solo, desse chão/ Tidos como realeza."

Total de visualizações de página

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Cordel e música pelas ruas de Passagem de Areia


Com muita alegria, Literatura de Cordel e música, funcionários e alunos da Escola Municipal Emérito Nestor Lima, localizada no Bairro de Passagem de Areia, Parnamirim, contagiaram a comunidade. Uma aula diferente aconteceu na esquina da Rua Luiza Maria da Conceição com a Rua Bolívia, nas proximidades da escola, onde houve a apresentação musical e poética dos alunos do 5º ano. O grupo formado pelos funcionários Seu Miranda, Fábio, Josevaldo, Hailton Mangabeira e pelo aluno Gabriel, apresentaram músicas de Luiz Gonzaga, Elino Julião e Cordéis de autoria do professor e cordelista Hailton Mangabeira. Causou um impacto positivo, pois a comunidade participou e aprovou a iniciativa. O projeto tem o objetivo de toda semana realizar o evento numa esquina do bairro, levando cultura e educação, aproximando a comunidade a escola.
O evento foi divulgado pela imprensa oficial do município(www.parnamirim.rn.gov.br/destaques?destaque=491), acompanhe:

Alunos recitam cordéis nas ruas de Passagem de Areia

Quarta-feira, 16 de Junho de 2010, às 11h 04

Uma aula de campo realizada pela escola Nestor Lima levou literatura de cordel para as ruas de Passagem de Areia. O projeto 'Educa Cordel' realizado pelo professor Hailton Mangabeira, para os alunos do 5º ano da escola, busca congregar alunos, professores e a própria comunidade em torno da educação, associado à cultura popular.

A moradora Ana Lúcia de Oliveira disse que ações como essa desenvolvem o aprendizado dos alunos, pois trabalha de forma lúdica o conteúdo ministrado em sala: “Gostaria de ter participado de aulas como essa, na minha época não havia aula de campo, tudo era muito formal, às vezes tínhamos medo de ir à escola, porque os professores utilizavam palmatórias para castigar os alunos”, enfatizou.

O professor Hailton disse aos moradores que semanalmente haverá uma aula de campo no bairro, trazendo música e coldel para a comunidade. Para ele, a alegria das músicas desenvolve o aprendizado dos alunos, estimulando a busca pelo conhecimento.

Os cordéis recitados pelos alunos trazem conteúdos importantes, como a história de Parnamirim e o papel desenvolvido pelo professor no contexto social.

A escola Nestor Lima, que já realizava um programa de leitura e escrita com os alunos, recepcionou o projeto como mais um instrumento para desenvolver a leitura, resgatando a cultura popular para dentro da sala de aula, envolvendo também a comunidade.