Macaíba

"Macaíba terra amada/ Histórica é uma beleza/ Filhos ilustres aqui brotam/ Manancial de nobreza/ Desde a sua fundação/ Desse solo, desse chão/ Tidos como realeza."

Total de visualizações de página

domingo, 17 de maio de 2009

VIII Encontro Nacional e I Encontro Internacional com o Pensamento de Milton Santos

Texto de Isabela Santos. Terça-feira, 12/05/2009. NOMINUTO.COM


Milton Santos é reconhecido como um dos mais importantes geógrafos brasileiros. Após a sua morte, em 2001, vem se realizando conferências para debater o seu legado, principalmente no que diz respeito ao mundo contemporâneo e ao processo de globalização.

Com o tema "Lugar-Mundo: Perversidades e Solidariedades", o 8º Encontro Nacional e o 1º Encontro Internacional com o Pensamento de Milton Santos será realizado desta quarta (13) à sexta-feira (15) pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRN. A programação está dividida entre o Campus e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Confira aqui.

Segundo o coordenador geral do evento, o professor Aldo Dantas, a globalização sempre foi vista por Milton Santos pelos lados bom e mau.

“A discussão é em torno da globalização e a influência dela nos lugares; não só técnica, ele também falava do lado ‘perverso’, que é o lado da população que não está inserida nessa globalização”, disse.

Além disso, Dantas ressalta que o estudioso era um pensador do terceiro mundo. “Não era eurocêntrico. Ele pensava o Brasil a partir do Brasil”.

Cita um exemplo: “Barcelona é tida como grande exemplo de urbanização, mas Barcelona não resolve o problema de Natal. A solução encontrada lá pode não ser boa aqui”.

O que se pretende é elaborar e aprofundar uma reflexão sobre as contribuições epistemológicas e metodológicas da sua obra que é calcada sobre uma reflexão do mundo, do homem universal, do cidadão, onde ele vive, no espaço banal, o espaço de todos os homens, a luz do Lugar-Mundo e suas perversidades e solidariedades.

O avanço das discussões metodológicas sobre a geografia; a compreensão do espaço geográfico diante do processo de globalização; o problema da diversidade regional; as potencialidades e possibilidades da cidadania e dos lugares no Brasil são problemas que podem ser analisados a partir das recentes contribuições e conceitos elaborados por Milton Santos em sua vasta obra, reconhecida e respeitada mundialmente.

Milton Santos era professor titular de Geografia Humana do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

Escreveu em 1979 que “a historia não se escreve fora do espaço e não há sociedade a-espacial” e desta ideia surgiu um dos conceitos mais estimulantes para a análise do mundo moderno: formação sócio-espacial, hoje fundamento de escritos geográficos e teses, pelo mundo afora.

É considerado um geógrafo/filósofo, cujo pensamento tem influenciado a geografia brasileira e outras áreas das ciências humanas.